terça-feira, 19 de maio de 2009

Adestramento De Cães – Punição Física Jamais!

treinamento
Imagem da Internet
Este post é direcionado a todos os proprietários de cães, sejam eles marinheiros de primeira viagem, que estão embarcando na aventura e na alegria que é ter um cãozinho em casa pela primeira vez, tanto para aqueles velhos de guerra que aliás acham que sabem tudo sobre adestramento.

Leiam com atenção e revejam seus conceitos.

Quantos de vocês não ouviram falar sobre cão alfa ou hierarquia na matilha? Pois este é um conceito recentemente difundido o qual erroneamente prega que o dono deve mostrar que manda no cão a qualquer custo.

“Muitos donos de cães são orientados na forma de agir com seus cães por adestradores a maioria dos quais não tem qualquer informação séria sobre estudos comportamentais. Muitos destes trabalham com enforcadores de forma errada, com ameças, trancos e punições físicas para obrigarem os cães a obedecerem, baseados no conceito de que os cães não obedecem porque se acham superiores”. (Dra. Luelym Jockyman)

Acontece que apenas em alguns casos o mau comportamento se deve à dominância; existem outras formas de agressividade e mau comportamento que são fruto muitas vezes do medo e da ansiedade ou mesmo cães que tem seus maus hábitos reforçados continuamente e inadvertidamente pelos próprios donos.

Alguns exemplos disto são cães que pulam sem parar quando alguém chega, neste caso nos perguntamos; como age o dono desde cão quando chega em casa? Não reforça ele este comportamento? E o que dizer daqueles outros que latem de forma ensurdecedora quando a campainha toca ou quando alguém se prepara para sair? Da mesma forma me questiono quanto ao comportamento de seu dono; não reforça ele esse comportamento? Não achava ele “bonitinho” o cãozinho desde filhote se impor latindo? Não costumava incentivar este comportamento dizendo “Que bonitinho, tome mesmo conta da casa!?”

Calma, não há motivo para pânico nem tudo está perdido, se você se encaixou no perfil de dono de cão descrito acima, ainda é tempo de mudar isto.

Leia a continuação no post de amanhã.

Fonte/Orientações: Dra. Luelyn Jockyman, Médica Veterinária especialista em comportamento de cães e gatos.

2 comentários: