sexta-feira, 15 de maio de 2009

Gatos – Problemas com a Caixa de Areia (Parte II)

cat
(imagem da internet)

Falamos ontem sobre algumas causas para o mau uso da caixa de areia por parte dos gatos; hoje continuamos o assunto apresentado outras possíveis causas para esse comportamento indesejado.

Se existe outro gato na sua casa, este pode estar impedindo o acesso dos outros ao local da caixa de areia, assim a causa determinante pode ser o medo, mesmo que aparentemente todos vivam em harmonia, os felinos dominam uns aos outros apenas com o olhar ou mesmo com sua postura.

Muitas vezes um gato dominante se mantém a poucos metros da caixa apenas vigiando os movimentos do outro gato; isto é o bastante para que o mais fraco entenda que vai apanhar se passar por ali e por isso evita fazer uso da caixa de areia.

Se este é o seu caso, distribua vários recipientes com areia bem espalhados pela casa de forma a ser impossível ao gato dominante vigiar todas ao mesmo tempo.

Outras causas possíveis são as infecções urinárias; diabetes ou qualquer outra doença; estas devem primeiramente ser descartadas, para tanto leve seu gato para uma consulta com o veterinário de sua confiança, para que qualquer patologia que justifique a mudança de comportamento seja descartada.

Gatos são animais extremamente sensíveis e reservados, observem seus hábitos e temperamento, determinem se há a presença de animais de vizinhos que possam estar influenciando no comportamento diferente de seu gato.

Se todas as possibilidades para a mudança de comportamento forem descartadas e nenhuma causa possível for detectada. O Veterinário poderá como último recurso receitar o uso de remédios que inibam esse comportamento.

Boa sorte com seus bichanos e esperamos que estes esclarecimentos tenham sido proveitosos.

Fonte/Orientações: Dra. Luelyn Jockymannn Médica Veterinária especialista em comportamento de cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário