quarta-feira, 20 de maio de 2009

Adestramento de Cães – Punição Física Jamais! (Parte II)

gorgi show dog
(Imagem da Internet)


Como vimos no post de ontem a culpa de nossos cães serem desobedientes é invariavelmente nossa; que por inexperiência reforçamos atitudes indesejáveis em nossos cães que acabam por virar hábitos incômodos.

O conceito de que usando a força o cão vai entender que quem manda dentro da família humana somos nós e não eles; é totalmente inapropriado.

Na natureza os cães disputam entre si a liderança através de brigas; estabelecendo através da força quem manda, ou seja, quem come primeiro; quem dorme no lugar mais confortável. Os cães que se tornam líderes fracos são desafiados constantemente.

No caso dos pets, se usarmos somente a força, a punição e o medo para nos tornarmos líderes, provavelmente seremos desafiados constantemente.

Hoje em dia, se sabe que a relação cão-cão é muito diferente da relação cão-homem, e é por isso que não devemos nos comportar como cães para sermos obedecidos, ou nos relacionarmos com nossos cachorros como se fôssemos canídeos, mas ao contrário, devemos nos comportar como humanos.

Todos os proprietários de cães devem aprender que ser líder tem a ver com justiça e recompensa na hora certa; e não terror. E devem entender principalmente que a punição física é INACEITÁVEL e INADMISSÍVEL.

Todo cão adquire hábitos facilmente se o recompensarmos com atenção, carinho e se reforçarmos o comportamento desejado à associação de um petisco. Desta forma teremos o cachorro mais com portado do mundo dentro de casa.

Se você está tendo problemas com seu cãozinho procure a orientação de um veterinário de sua confiança. Somente um profissional como ele está preparado para detectar as reais causas do mau comportamento do animal e orientá-lo na forma correta de proceder para sanar esse problema.

Fonte/Orientações: Dra. Luelyn Jockymann – Médica Veterinária Especialista em comportamento de cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário