Parte do universo dos comerciais de pasta dental, tártaro, gengivite e mau hálito são problemas mais abrangentes do que se imagina. Como a maioria dos donos deixa de fazer a escovação — que deve ser diária — nos seus bichos de estimação, placas bacterianas e inflamações acabam entrando também no cotidiano animal.
— A maioria esquece de escovar os dentes ou acha que não precisa. Quando o mau hálito começa é porque o animal já está com muito tártaro e aí só no veterinário para retirar — explica Fernando Américo, veterinário da Pet Rio.
Mais arredios do que os cães, os gatos costumam dar mais trabalho na hora da escovação. O ideal — em ambos os casos — é criar o hábito desde filhote, começando com o dedo na boca. Para os cachorros, uma escova dental usada por humanos, do tipo pequena e com cerdas macias, resolve o problema.
O mesmo não vale para os felinos. De acordo com a veterinária Lana Belizzi, eles possuem dentes menores, e o ideal é limpar com o dedo protegido por uma dedeira específica, para não machucar a boca do bicho.
O maior cuidado, porém, é com o creme dental. Ele precisa ser especial para animais, porque os bichos não conseguem cuspir o líquido.
— É para evitar problemas estomacais. Tem até algumas pastas com sabor de comida — comenta o veterinário Fernando.
Fonte: Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário