sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bafo de cão



Cães e gatos também precisam cuidar da higiene oral. Caso contrário, o resultado é um mau hálito que nem o mais apaixonado dos donos aguenta. A boa notícia é que o problema tem tratamento.


A chamada halitose é causada pela instalação de bactérias em tecidos como a gengiva e que provocam o acúmulo de tártaro e mau cheiro.


De acordo com a veterinária Mariana Cardozo Pereira, à medida em que a carga bacteriana vai aumentando, ela pode migrar para a corrente sanguínea e levar a problemas graves para cães e gatos.


— A endocardite bacteriana é um dos problemas cardíacos que podem surgir, além de outras complicações nos rins, fígado e articulações dos animais — explica Mariana.


O aumento do tártaro agride a gengiva e as demais estruturas que fixam o dente. Com isso, eles podem ficar soltos e cair.


Para evitar o problema, a veterinária Mariana Pereira aconselha escovar os dentes do animal pelo menos uma vez por semana. Caso o dono tenha disponibilidade, pode fazer a escovação todos os dias. Além disso, é indicado procurar, uma vez ao ano, um tratamento de limpeza em uma clínica veterinária. No procedimento, o animal é anestesiado; todo o tártaro é removido e os dentes passam por um polimento. Esse tratamento, no entanto, não é indicado para todos os animais.


— Há cães que têm os dentes perfeitos e não precisam da remoção. Mas a indicação é a partir dos 4 anos — diz Mariana.


Ossos encontrados em Pet Shops devidamente tratados e defumados e alguns tipos de rações ajudam a prevenir a formação de tártaro, mas não substituem a escovação.

Fonte: Extra/Globo /Abril saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário