terça-feira, 4 de maio de 2010

Superpopulação no Aquário

Um erro frequente que muitos clientes costumam cometer é o fato de superpovoarem seus aquários.

Por isso é muito importante na hora da compra, escolher bem o tamanho do aquário; muitas pessoas acham que um aquário pequeno será mais fácil de cuidar; ledo engano, num aquário de médio para grande porte a superfície de água em contato com o ar será maior; o que permite uma melhor troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico.

Por isso os aquários retangulares são a melhor opção de modelo pois apresentam uma superfície maior de água em contato com o ar.

Nesta mesma linha de raciocínio os aquários retangulares permitem melhor visualização do seu interior pois não causam distorções de imagens tão comuns nos aquários redondos.

Nos modelos retangulares também é mais fácil a instalação de equipamentos como luminárias, filtros e termostatos.

Falando agora da quantidade de peixes que você pode colocar no seu aquário é o tamanho do aquário que irá limitar a quantidade e tamanho dos peixes a serem introduzidos.

Muitas pessoas sequer sabem disso e acabam por comprar peixes de forma indiscriminada sem imaginar que há superpopulação nos seus aquários.

Tenho amigos cujos aquários são piores que as celas das cadeias de presos. Os peixes sequer tem liberdade para nadar sem trombar com os outros companheiros de confinamento.

Neste casos o mais comum de acontecer é a morte dos coitados que acabam sofrendo por serem obrigados a viver em ambiente tão insalubre.

Para que a quantidade correta de peixes por aquário seja obedecida deve-se saber o volume do aquário e seguir a proporção aproximada de 1 litro de água para cada centímetro de peixe.

Por isso meus amigos, é de suma importancia ter em mente que aquários devem ser harmonicos e de preferencia que reproduzam um ambiente o mais próximo da natureza possível. Com iluminação adequada, pedras, troncos, recantos e plantas naturais em abundância.

Espero que com estas dicas seus aquários fiquem cada vez mais bonitos e saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário