quarta-feira, 12 de maio de 2010

Plantas na Decoração do Aquário

Poucos sabem, mas plantas aquáticas participam do conjunto do aquário com funções muito importantes.

As Plantas são elementos fundamentais para uma decoração equilibrada e exuberante; junto com outros elementos como o substrato de fundo, pedras e troncos, as plantas ajudam a tornar mais próximo do natural o ambiente aquático que criamos, proporcionando tranquilidade e bem estar aos peixes.

Plantas também são fundamentais para manutenção do equilíbrio biológico, pois, para suprir suas necessidades, as plantas absorvem alguns elementos que são contaminantes da água, como é o caso do nitrato.

A Escolha das Plantas certas para o seu Aquário

Assim como ocorre com os peixes, as diferentes espécies de plantas aquáticas ornamentais possuem exigências distintas quanto à qualidade de água, luz, substrato e temperatura.

Plantas porém, são menos sensíveis que os peixes quando distanciadas de suas condições ideais, o que faz com que se possa ter, em um aquário bem montado e equilibrado, uma grande variedade de plantas.

Na hora da escolha das plantas deve-se observar sua distribuição no aquário, considerando sempre seu tamanho atual e capacidade de crescimento; plantas maiores devem ser colocadas na parte de trás do aquário e plantas menores ou rasteiras na parte da frente.
Plantas aquáticas flutuantes não são recomendadas; são mais difíceis de se manter em aquários, em função da necessidade de luz natural e nutrientes que necessitam.
Além disso, plantas flutuantes sombreiam o aquário pois bloqueiam a luz das luminárias. Plantas flutuantes são portanto bastante indicadas para tanques de jardins onde sua beleza pode ser admirada, pois; neste caso são observadas por cima.
Fonte de pesquisa : Labcon

Nenhum comentário:

Postar um comentário