sexta-feira, 14 de maio de 2010

Introdução de Plantas no Aquário

Ao introduzir novas plantas no aquário é necessário fazer a desinfecção destas. A maneira segura e eficaz é utilizar o Labcon Clean; bem como fazer com frequencia a limpeza e poda das raízes e retirada de folhas velhas.


Em um aquário equilibrado as plantas crescem constantemente, a poda das partes com crescimento excessivo e a retirada das folhas velhas devem ser periódicas. O intervalo entre estas práticas varia muito com as condições particulares de cada aquário.



Plantas de fácil propagação vegetativa como a Cabomba, Elodea, Ludwigia ou Higrófila permitem o aproveitamento das partes podadas para novas mudas, pois enraízam-se facilmente. Já plantas como a Valisnéria, Echinodorus, Sagitária ou Cryptocoryne devem ser mantidas enraizadas, podando-se as pontas envelhecidas e retirando-se as folhas velhas.



Ocorre porém que por mais bem equilibrado que esteja o seu aquário, ele jamais atingirá o equilíbrio de nutrientes existente na natureza; é por este motivo que as plantas aquáticas de seu aquário necessitam receber periodicamente um suprimento de nutrientes para seu desenvolvimento exuberante; ou seja, plantas aquáticas também precisam ser adubadas.


Calma, nem pensem em colocar adubo comum no seu aquário! Existem produtos próprios como o Labcon Flora e o Flora Pride da Tetra produtos eficazes e seguros que devem ser aplicados periodicamente à água do aquário, estes produtos representam um complexo balanceado de nutrientes cujo objetivo é garantir a nutrição das plantas, tanto via foliar como radicular; e o mais importante de tudo; não fazem mal aos peixes.


Outro nutriente muito importante na saúde das plantas é o ferro; o ferro exerce papel fundamental na fotossíntese. Como saber qual o nível de Ferro na água do seu aquário? O LabconTest Ferro Fe indica a concentração de ferro na condição de íon, que é a forma como pode ser absorvido pelas plantas.


Agora que você já sabe como adubar as plantas naturais que tal trocar aquela velha planta plástica toda desbotada que está "enfeitando" seu aquário há tempos por uma mini flortesta natural?


Tenho certeza que você vai adorar o resultado.


Fonte Pesquisa: Labcon

Um comentário:

  1. Lu, obrigada pelo elogio! Minha Milu é uma fofa mesmo. Babo colorido rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir