quinta-feira, 25 de março de 2010

Passo a Passo do primeiro ano de um filhote

Os primeiros meses de vida de seu filhote são muito importantes para a sua formação. Os cuidados começam desde a escolha de seus pais, seguindo critérios rigorosos para a seleção do casal, através das informações sobre a saúde, temperamento e estrutura da raça, cabendo isso ao criador.

Ao proprietário cabe zelar pela formação de seu cão, levando-o a um bom veterinário regularmente, alojando-o em local limpo e bem ventilado, fazer uma dieta saudável, exercitá-lo diariamente (caminhadas) e o principal, dar muito amor e carinho ao animal.

Desenvolvimento inicial do filhote

Os cães passam por distintas fases de desenvolvimento, à semelhança dos seres humanos.

O caráter do filhote é formado durante a fase de aprendizado, que ocorre entre a 3 a e a 24 a semanas de vida. As características genéticas herdadas através de acasalamentos criteriosos, aliadas a um ambiente saudável contribuirão para que o filhote atinja plenamente seu potencial, sendo, o papel do proprietário, fundamental nesse período.

• Período Neonatal: refere-se aos primeiros 13 dias de vida do filhote. O papel da mãe é fundamental, pois será ela quem irá fornecer-lhe alimento e calor.

• Período de Transição: ocorre do 13 o ao 21 o dia. O filhote começa a ouvir, apurar o olfato e o paladar, engatinhar, explorar o ambiente e brincar com seus irmãos. O papel da mãe ainda é fundamental.

• Período de Conscientização: ocorre do 21 o ao 23 o dia. É o período crucial para o desenvolvimento sensorial do filhote. Nessa fase, desaconselha-se estimular demais seus sentidos.

• Período de Socialização: ocorre do 21 o ao 49 o dia. O filhote aprende a reagir adequadamente aos estímulos de seus companheiros caninos. Sua mãe e seus irmãos lhe ensinarão regras de boas maneiras, como por exemplo, controlar suas mordidas. Ao completar sete semanas, é possível realizar o teste de aptidão do filhote.

• Socialização Adicional: do 50 o ao 84 o dia de vida. Fortes tendências do filhote ao aprendizado, tornam-se evidentes a partir desse período e tudo o que o filhote assimilar, trará conseqüências a longo prazo. Os filhotes são muito suscetíveis a estímulos que induzam ao medo entre a 8 a e 11 a semanas de vida. Quaisquer experiências traumáticas, dolorosas ou assustadoras, nesse período, poderão influenciar o filhote para o resto da vida.

• Amadurecimento: ocorre da 12 a a 16 a semanas, quando os filhotes começam a testar seus limites de dominância.

• Instinto de Fuga, Adolescência e Medo Novamente: começa com 16 semanas e dura até os 6 meses de idade, ou mais. Esse período de medo é semelhante ao primeiro, porém não tão nítido. Nessa fase, o filhote pode demonstrar medo tanto ao se aproximar de algo desconhecido, como também de algo que lhe seja familiar. Recomenda-se não forçar o cão a se aproximar de algo que lhe dê medo, mas também não devemos mimá-lo. O melhor a fazer é demonstrar paciência e compreensão para amenizar tal impacto e torná-la uma experiência positiva.

O amor e a paciência são as melhores medidas para tornar seu filhote um adulto saudável e extremamente dócil, independente da raça.

Fonte: Criadores do Canil Bullmountain

Nenhum comentário:

Postar um comentário