segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Você sabia que os animais podem melhorar a sua saúde?

Atualmente , muitos médicos receitam para seus pacientes ter um animal de estimação em casa; principalmente os cães.

A companhia de um cão funciona como uma terapia para o ser humano; conversar e brincar com os animais diminui o estresse do dia a dia, alivia as tensões e muitas vezes ameniza os sintomas de várias doenças, principalmente por aliviar a dor que muitas destas provocam.

Ao brincarmos com nossos cães, relaxamos e ficamos alegres e esta alegria faz com que nosso organismo libere um hormônio chamado endorfina que é capaz de relaxar o ser humano, colaborar com seu bem-estar, controlar a pressão sanguínea e até melhorar o sono.

Este é um fator explicativo porque algumas pessoas, mesmo que inconscientemente, se dedicam tanto aos animais e se sentem melhor com esse contato.

Além de dar carinho, divertir, acalmar e fazer companhia, os animais de estimação podem desempenhar um papel ainda mais nobre, ajudando nas perdas pessoais e na recuperação de doentes.

Estudos feitos com pessoas que perderam seus cônjuges mostram que os donos de animais estão menos propensos à depressão e à sensação de isolamento. Uma pesquisa realizada pela Universidade britânica de Cambridge, em 2002, comprova que a maioria das pessoas que adquirem cães desenvolve segurança e auto-estima.

Outra pesquisa revela que a equinoterapia (Terapia com cavalos) é um tratamento fantástico, auxiliando adultos em recuperação e crianças com deficiência mental.

3 comentários:

  1. Sim, sim e sim, é tudo isso e mais um pouco. Sempre tive cães e gatos em casa, todos adotados. Depois que me casei fui morar em apartamento, mas a partir do momento que fui morar na minha casa e estava na época desempregada, fiquei super triste, sentia falta de companhia. Acabei descobrindo num pet cães da raça cocker spaniel inglês, que sempre fui mega apaixonada e consegui convencer meu marido a ter e comprar um filhote pra mim. Hoje a Milu, minha "cockinha", está com 3 anos e 8 meses, é a minha paixão, a que me faz rir, que me faz companhia, meu xodó e que de certa forma alivia o estresse e a tensão do meu marido também. Mais do que um bichinho de estimação, um membro da família.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lucia,
    Obrigado pela presença ao meu blog, pelo comentário amigo, estaremos nos acompanhando na blogosfera.
    Tem razão quanto aos animais, a neta tanto insistiu que compramos um calopsita, e depois outro, como eu tenho mais tempo eles se apegaram mais a mim. São extraordinários, interagem como os cachorros. Voam e cantam pela casa, cheguei a gravar num vídeo no youtube, coloquei umas telas, não tem perigo de fugir, nem querem fugir. Veja o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=B1nCjMYBZiU

    Abraço/ney.

    ResponderExcluir
  3. Lu, Labrador é lindo, lindo!! Pra falar a verdade, quase todos os peludos são belíssimos, né? Se der, coloque uma fotinha dele aqui.
    Meu irmão tem um rotwailler, grandão, e seu tamanho é proporcional a sua doçura e companheirismo, só que tadinho, esse meu irmão está deixando-o muito sozinho e se eu me mudar pra uma casa com quintal maior como meu marido está querendo, vou buscá-lo, só não sei como será a relação Logan X Milu (ixiiii).
    Beijos

    ResponderExcluir