quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Doenças que a Vacina Octupla previne - Cinomose

A cinomose é uma doença altamente contagiosa que atinge principalmente os cães jovens, mas animais idosos também podem se contaminar se não forem vacinados.

O vírus da cinomose pode sobreviver por muito tempo em ambiente seco e frio, mas é muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns.

A transmissão da cinomose acontece por contato direto pelas vias respiratórias, geralmente por secreções do nariz e boca de animais infectados (espirros e gotículas que saem do nariz quando se respira).

Após o animal ser infectado ocorre o período de incubação que pode variar de 3 a 6 dias , podendo chegar até 15 dias. Depois desse período, o animal pode apresentar febre com temperaturas de até 41ºC, perda de apetite, corrimento ocular e nasal por maios ou menos 1 a 2 dias. Começam a surgir então os sinais e sintomas típicos da cinomose, dependendo da resposta imunitária do animal.

Pode haver sintomas digestivos (diarréia e vômito), respiratórios (corrimento nasal e ocular) ou nervosos ( tiques nervosos, convulsões, paralisias, etc) ou haver associação deles, mas o animal pode vir a óbito mesmo tendo desenvolvido apenas uma das fases da doença ou sobreviver desenvolvendo todas, vai depender da resposta imunológica do mesmo.

A cinomose é uma doença de difícil tratamento e a evolução da doença é imprevisível. A melhor solução ainda é a prevenção, ou seja, vacinar corretamente.

Fonte: portalveterinario.com.br

Um comentário:

  1. Adoramos seu Blog !!
    Viajamos por 5 meses e agora temos um blog.
    Estamos mandando o link para que vc possa nos visitar e esperamos que vc goste.
    www.viagemafora.blogspot.com
    Agradecemos a sua visita e te desejamos um ótimo 2010.
    um grande abraço
    Antonio & Ellen

    ResponderExcluir