quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Começando o Ano Pensando em Saúde

Vacinação de Cães

Quando você compra ou ganha um filhote, tem que ter em mente que eles necessitam tomar vacinas e remédio para vermes.

Enquanto seu cãozinho não estiver com todas as vacinas em dia ele não deve andar na rua, não deve ter contato com outros cães, a não ser com aqueles absolutamente saudáveis. E, o mais importante de tudo, quando levá-lo no Veterinário, jamais coloque-o no chão ou o deixe ter contato com outros cães que lá estejam.
Outra coisa que eu particularmente sempre faço e nunca me acanho é: assim que entro na sala para a consulta peço ao veterinário que esterelize a mesa de exames, somente após isso que coloco meu cão em cima da mesa. ( E isso vale para adultos e filhotes).

Em caso de cães de porte muito grande que não podem ir no colo, nunca deixe que eles ao deitarem no chão da clínica encostem a boca no chão, mantenha a guia sempre esticada, pelo menos é o que eu sempre faço quando levo os meus ao veterinário, não custa prevenir não é mesmo?

Tenha em mente que seu cãozinho é como um bebê recém nascido que ainda não tomou as devidas vacinas e não tem ainda imunidade.
Bem, voltando ao assunto dos filhotes.

Vermifugação

A primeira dose de remédio de vermes deve ser dada quando o filhote completar 30 dias de vida e repetida 20 dias depois.

O Ideal é optar por vermífugos líquidos , pois assim você pode dosar corretamente de acordo com o peso do animal.

Vacinação para Cães

2 meses de idade - Vacina Octupla - 1ª dose
3 meses de idade - Vacina Octupla - 2ª dose
4 meses de idade - Vacina Octupla - 3ª dose
5 meses de idade - Vacina Anti-Rábica - Dose única

O reforço das vacinas octupla e Anti-rábica deve ser feito anualmente, ocasião em que o animal tomará apenas uma dose de cada uma delas , não havendo mais necessidade de 3 doses seguidas como quando ainda filhote.

Mantendo seu filhote com as vacinas e o remédio de Vermes em dia você e sua família vão aproveitar muito mais a companhia de seu amigão.

2 comentários:

  1. O Max sempre participa das campanhas de vacinação do governo que sei é dada a vacina anti-rábica, mas e essa octupla? Acho que ele nao toma e nem sei do que se trata.
    Já te desejei um feliz ano novo? Se não, aí vai o meu desejo de que seja feliz todos os dias do ano novo!! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Nossa Luma, ele nao tomou as vacinas nem quando era filhote? Deveria tomar uma dose de reforço por ano depois de adulto.
    Vou te responder por e-mail a essa pergunta.
    Rssss, ainda não desejou feliz ano novo não! Mas obrigada pelo carinho e que seu ano seja repleto de tudo o de melhor que a vida tem pra dar.

    ResponderExcluir