sábado, 7 de novembro de 2009

Higiene é Fundamental

A limpeza adequada tem uma série de benefícios na saúde geral de seu cão; é mais provável que um pet asseado, escovado e penteado regularmente se sinta confortável ao ser manuseado por um veterinário ou tosador.

O Banho e tosa, que engloba procedimentos de higiene e beleza como, cuidados de aparo de unhas e bigodes, corte do pêlo e outros recursos que melhoram a aparência do cão é uma excelente forma de se manter informado sobre o que está acontecendo com seu pet.
Estabelecendo uma rotina de visitas ao Pet Shop logo nos primeiros meses, é possível aprender rapidamente o que é normal em seu pet.

Qualquer coisa fora do comum se destaca, permitindo muitas vezes a identificação de problemas como infecções na orelha, doenças de pele, infestações de parasitas e tumores antes que se tornem sérios.

Cuidados com pele e pêlo

A escovação é a base para um banho e tosa bem feito. Solta e remove sujeira, pêlos e células mortas, distribui a oleosidade natural da pele e previne a formação de nós em cães de pêlo longo. O tipo de escova a ser usado depende da pelagem. Escove sempre até a pele, não apenas a superfície de pêlo. A quantidade e freqüência da escovação dependem da pelagem do cão e de seu estilo de vida. Consulte seu veterinário ou um Tosador profissional sobre o que é o melhor para seu cão.

Banhos

Use shampoo formulado especialmente para cães. A pele deles tem um pH diferente do nosso, assim um shampoo humano (mesmo os para bebês) vai retirar a oleosidade natural da pele. Na loja você encontra uma grande variedade de shampoos para cães e gatos, há até shampoos para brilho ou evidenciar cores diferentes de pelos.

Na hora do banho, enxágue totalmente o produto para evitar que a pele fique seca e descame, independente do tipo de shampoo usado. Um condicionador suave também pode ser usado, mas também que seja para animais e após o uso, bem enxaguado. Em seguida, seque bem com toalha ou secador e independente disso, não deixe que seu cão pegue friagem após o banho.

Cuidados com a orelha

É importante checar e limpar as orelhas com regularidade.

Alguns cães requerem mais atenção do que outros, como aqueles com orelhas longas e/ou caídas.Cães cujas orelhas ficam eretas têm menos problemas do que os de orelhas caídas; mas não quer dizer que não possam desenvolver o problema.

Limpe e seque bem as orelhas de seu cão após todo e qualquer banho ou sessão de natação.
É fundamental usar um produto específico para a limpeza de orelha de animais, uma vez que o canal e o ouvido são áreas muito sensíveis.

Evite sempre o uso de álcool ou água oxigenada como agentes de limpeza, pois podem irritar o ouvido. Arrancar os pêlos dos canais auditivos de cães como poodles e alguns terriers também é parte da rotina de manutenção da orelha.
Cuidados com as patas

As unhas da maioria dos cães crescem rápido, sendo necessário o corte frequente das unhas. Filhotes em especial têm unhas afiadas e de rápido crescimento, então mantenha-as sempre bem aparadas, tanto para acostumar o animal ao corte como para prevenir machucados na sua pele.

Sempre use cortadores próprios para cães.

Importante também é cortar apenas a ponta da unha, evite cortes antes da "curva" ou você corre o risco de atingir aquela veia cor-de-rosa da unha. É muito doloroso e sangra muito. Se você não conseguir controlar seu animal, leve-o para o veterinário ou tosador para que este faça o corte para você.

Cuidados com os dentes

O cuidado dental é importante para um hálito fresco e mais saúde. Há uma grande variedade de produtos dentais para pets que vai desde escovas e pastas de dentes elaboradas especialmente para os cães.

Sempre tenha em mente que se você for ocupado demais para proceder todos esses cuidados de higiene essenciais à saúde do seu pet; você sempre pode contratar um profissional especializado para proceder com essas atividades.

Cão e dono se beneficiam de varias formas por incorporar essa rotina ao cotidiano.

Os donos vão adorar conviver com um pet limpo e feliz enquanto essa higiene básica garante a saúde do cão. É definitivamente proveitoso para ambas as partes.

Procure-nos na loja para marcar uma hora de beleza para o seu cão.
Após uma sessão de banho e tosa seu cão com certeza não será mais o mesmo.

Fonte: Dra. Tracy Acostad veterinária- Biloxi Animal Hospital, Mississip - USA

2 comentários:

  1. Uai! Eu nunca cortei o bigode do Max! precisa?

    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Rssss, não Luma, só raças específicas como Schnauzer, você já viu a tosa deles? Parece que tem um cavanhaque.

    ResponderExcluir