sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DIROFILARIOSE - A melhor defesa é a prevenção

Quem nunca ficou arrepiado ao ver aquele cartaz no veterinário, mostrando aquele monte de macarrão saindo de dentro do coração de um cachorro?

Na maioria dos casos o animal morre antes devido às complicações da doença em órgãos vitais como o coração e rins, mas pode acontecer do coração eclodir em milhares de vermes com a aparência de um fio de macarrão. Esses “macarrões” são na verdade parasitas chamados Dirofilaria imitis, causadoras de uma doença chamada dirofilariose ou verme do coração, que são transmitidas pela picada do mosquito Anopheles sp

De uma hora para outra, seu cão não é mais o mesmo. Aquele bicho alegre fica apático. Ele, que era capaz de ficar horas e horas brincando, logo mostra sinais de cansaço; que sempre foi guloso começa a deixar ração sobrando no pote de comida... Se ele apresentar tosse seca e ainda tiver desmaios, corra com ele para o veterinário. Ele pode estar hospedando alguns parasitas – o número em casos mais graves pode chegar a 250.

Os sintomas variam de acordo com o número de parasitas adultos no coração do animal, além da capacidade de resposta imune do animal e dos órgãos envolvidos na doença (coração, pulmão, rins, fígado). Os sinais de que o animal contraiu a doença pode variar:

Agudo: sem sinais clínicos

Leve: tosse

Moderada: tosse e intolerância ao exercício

Severa: tosse, intolerância ao exercício, dificuldade respiratória, aumento do fígado, desmaio, ascite (acúmulo de fluído no abdomen)

O diagnóstico da dirofilariose é feito através de exames sorológicos, radiografias e ecocardiografia.

No entanto, essa doença que pode matar seu cão tem cura. O sucesso do tratamento está na direta proporção da precocidade do diagnóstico, ou seja, quanto mais cedo for diagnosticada, maior será a chance do paciente. O tratamento depende da fase em que a doença for diagnosticada e a medicação vai da aplicação de vermicidas até a possibilidade da remoção cirúrgica dos vermes, dependendo do caso.

Mais fácil que tratar é prevenir a doença. Antes de sair dando remédios para dirofilariose para seu animal, certifique-se de que ele já não é portador. Cães portadores de dirofilárias, que receberem o medicamento preventivo, podem chegar até a morrer. Por isso consulte antes o veterinário. Com o resultado em mãos, o veterinário determinará o medicamento, caso o cão não seja portador ou o tratamento a ser seguido, caso o cão tenha dirofilariose.

Apesar de poder atingir cães de todas as idades, a doença é característica de animais acima dos seis ou sete meses de vida e mais comum naqueles que freqüentam zonas endêmicas para a enfermidade.

Antigamente se dizia que a dirofilariose era comum apenas nas regiões litorâneas com muitas aguadas, mas com a evolução dos métodos de diagnóstico, pode-se confirmar que, em termos de Brasil, temos quase todo nosso território com casos descritos, mesmo em zonas não admitidas como passíveis de contaminação. Se o animal reside ou estará de passagem por zonas consideradas endêmicas, a prevenção da doença se faz ainda mais necessária e indispensável.

Fonte: Agiliteiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário