quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Que é o PH da Água e Por Que é Tão Necessário Controlá-lo.

O PH é uma escala que varia de 0 a 14 na qual avaliamos o grau de acidez ou alcalinidade de uma solução; neste caso especificamente esta solução é a água do seu aquário.

De 0 a 6,9 dizemos que a água está ácida.

De 7,1 a 14 ela está alcalina.

Já o 7 representa a água neutra.

A maioria dos peixes de aquário vivem num pH compreendido na faixa de 5,5 a 8,5.

Algumas espécies preferem águas ácidas; outras preferem águas alcalinas; outras ainda são de águas bem perto da neutralidade.

Agora que você já entendeu o que é PH vamos falar da maneira como você pode controlá-lo e, ou corrigí-lo.

Teste de PH


Manter o pH dentro da faixa desejada para nossos peixes é imprescindível para sua boa saúde.

O primeiro passo é ter em casa o teste de PH; a partir daí você precisa usar corretores alcalinizantes ou acidificantes para tentar igualar o pH da água da torneira com o do aquário. estes corretores podem ser comprados nas próprias lojas de aquarismo.

O aquário, embora seja um sistema fechado, é um local onde diversas reações químicas estão acontecendo e, portanto, novas substâncias estão sendo formadas sendo que algumas delas podem alterar o pH; por exemplo o metabolismo dos peixes (fezes) assim como a decomposição de restos de alimentos ou plantas mortas podem deixar a água ácida.

Alguns objetos usados na decoração do aquário também podem contribuir para alterar o pH da água. Troncos, por exemplo, contribuem para baixar o pH; rochas calcárias, cascalho derivado de dolomitas, por outro lado elevam o pH da água.

No tocante aos peixes; estes, dependendo da espécie, toleram apenas águas ácidas ou águas alcalinas.

Por exemplo: Espadas, Guppyes, Platis, Molinésias são peixes de água alcalina; já os Néons, Acarás e Barbos são peixes de água ácida a neutra.

Portanto, na hora da compra dos peixes tenha sempre em mente que não é o peixe que deve se adequar ao seu aquário, mas seu aquário que deve ter o Ph ideal para aquela espécie de peixe escolhido.

Corrigir e medir o Ph do seu aquário é tarefa extremamente simples e barata.

Tome essa atitude, visite-nos na loja que lhe apresentaremos o teste e os corretores, mercadorias muito baratas que evitam a morte de seus peixes por Ph incorreto.

Corretores


Nenhum comentário:

Postar um comentário