sábado, 2 de maio de 2009

O Inverno no Aquário Parte II - Soluções

Como explicamos no post de ontem temperaturas baixas invariavelmente deixarão seus peixes doentes.

A solução para este problema é bastante simples:
Como primeiro e obrigatório equipamento o Aquarista deverá ter um termômetro no seu aquário.
Este pode ser um modelo simples, de vidro flutuante.
Termometro flutuante
Ou digital que é um tipo de fita adesiva que colamos na parte externa do vidro do aquário.
Termometro digital
O Termômetro é um equipamento muito barato e tem a função de medir a temperatura da água e é com ele que controlamos o nosso aquecedor ou termostato que manterão a temperatura ideal no aquário.

O Aquecedor é a opção para aquecimento de água mais simples e barata existente no mercado, embora tenha algumas desvantagens ainda é o escolhido de alguns aquaristas. O aquecedor está disponível em várias potências variando de 1 Watt a 100 Watts, e o cálculo para a escolha da potência certa para o seu aquário é de 1 Watt por litro de água.
A desvantagem do aquecedor é a dificuldade de manter a temperatura do aquário estável, pois o aquecedor tem que ser ligado e desligado. Ou seja o aquarista tem que ficar tomando conta do termômetro para quando este atingir a temperatura esperada, imediatamente desligar o aquecedor pois se não o fizer, ou se esquecer de desligá-lo este irá aquecer sem parar até cozinhar todos os seus peixes do aquário.
Algumas vezes o aquarista me pergunta:
- E se eu escolher um aquecedor de potência baixa? Neste caso não correrei o risco de fritar meus peixes!
Sim, com certeza! Mas também se escolher uma potência baixa para não correr este risco, num dia em que a temperatura esteja muito baixa também não conseguirá aquecer o aquário até a temperatura desejável. E também, jamais conseguirá manter esta temperatura estável, visto que temos grande variação térmica de um dia para outro e mesmo dos dias para as madrugadas.

O Termostato embora seja um equipamento ligeiramente mais caro que o aquecedor comum é a solução ideal, pois mantém a temperatura do aquário estável. Basta que o aquarista no primeiro dia regule o botão de temperatura e pronto! O termostato fará tudo automaticamente.
O termostato é um equipamento importante a ser utilizado o ano inteiro, não somente no inverno pois as frentes frias estão sempre aparecendo, principalmente numa cidade serrana como a nossa.
Termostato eletronico
Agora que você já conhece as opções disponíveis não vai deixar seus peixes sentirem frio não é mesmo?

Venha nos visitar na loja, providencie o conforto para seus peixes!
Estamos aqui prontos para esclarecer todas as suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário