quarta-feira, 13 de maio de 2009

Gatos – Problemas Com a Caixa de Areia? (Parte I)

gatos
(imagem da Internet)

Muitos clientes proprietários de gatos reclamam comigo que seus bichanos teimam em urinar pela casa inteira e não aprendem a usar de forma correta a caixa de areia.

Várias podem ser as causas que promovam este tipo de comportamento. Primeiramente devemos determinar se o animal já fazia uso da caixa de areia e de uma hora para a outra parou de fazê-lo. Os gatos praticamente já nascem sabendo fazer suas necessidades na areia e normalmente basta deixar a caixa à disposição que eles mesmos irão procurá-la.

Se o gato usava a caixa de areia e parou de fazê-lo devemos rever as causas que desencadearam este comportamento;

A caixa de areia foi trocada de lugar? Este novo local pode ser de difícil acesso ou até mesmo um local muito barulhento de que o gato não goste.

Gatos gostam de silêncio, paz e tranquilidade, além de serem extremamente discretos e não gostam de ser observados indo ao “banheiro”.

Uma nova empregada na casa pode ser a causa se o gato da casa for tímido; a caixa de areia pode estar ao lado da lavadora de roupa ou da secadora, eletrodomésticos muito barulhentos no conceito dos gatos.

Apesar da área de serviço na interpretação humana ser o local mais indicado para a colocação da caixa de areia; essa pode não ser a primeira opção felina.

Então, meu amigo se você está tendo estes problemas com seus bichanos, reveja onde está essa caixa de areia e tenha em mente que nem sempre o melhor local para o felino, será aquele que você acha mais prático.
Continuação no post de amanhã.

Fonte/Orientações: Dra. Luelyn Jockymann – Médica Veterinária especialista em comportamento de cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário