quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Seu cão não abana o rabo só quando está feliz

Cães podem abanar o rabo por diferentes motivos; porque estão felizes, ou em conflito, nervosos ou apreensivos, curiosos ou com medo.

Para podermos entender como isso ocorre, vamos ver alguns exemplos observados no encontro de cães com cães e de cães com humanos.

Quando os filhotes estão mamando na mãe e começam a abanar o rabo como loucos, o conflito de sentimentos reside no fato de que eles querem (e precisam) ficar juntos à teta da mãe e ao mesmo tempo estão muito próximos dos irmãos, que sendo "competidores" no acesso ao alimento lhes causam medo.(Fome x Medo = Rabo a Abanar)

Quando um cão avista outro cão e fica excitado, ele começa a abanar o rabo. O conflito está na curiosidade em investigar o outro e a apreensão por uma possível agressividade.

Reparem que quando um cão é mais submisso, o seu abanar de rabo será feito com movimentos largos e o rabo em si não estará totalmente em pé.

Quanto maior o medo do cão, mais baixo ele manterá seu rabo. Pelo contrário, cães agressivos e dominantes abanam o rabo em movimentos curtos e rápidos, quase parados e totalmente eretos.

Quando um cão abana o rabo pela chegada do seu dono ao lar, ele demonstra novamente um conflito entre a alegria e excitação em rever o dono e uma pontinha de apreensão já que eles nos vêm como os líderes do grupo, do qual a sobrevivência deles depende.

Outro aspecto no fato dos cães abanarem o rabo é a mensagem olfativa que eles enviam. Os cães possuem glândulas anais que são capazes de emanar odores muitas vezes imperceptíveis aos nossos narizes, mas sem dúvida nenhuma, bastante significante para os cães e seus mecanismos de comunicação.

Um abanar de rabo na posição ereta irá aumentar de forma dramática a libertação destes odores, exatamente como fazem os cães que são confiantes.

Fonte: AAAP

Um comentário:

  1. Que legal esse artigo!
    A Milu abana o rabico e o corpo também, fica rebolando igual uma doidinha. Amo tanto a minha estabanadinha!
    Beijos

    ResponderExcluir