sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cães e o Frio - Parte II

Espirros, nariz escorrendo e tosse podem ser sinais de doença respiratória.

Com a chegada do inverno, os animais de estimação ficam mais suscetíveis a problemas de saúde, como gripes e resfriados, reagindo de maneiras adversas às mudanças repentinas de temperatura. Para controlar estes sintomas, alertamos para a importância de cuidados especiais com cães e gatos, nesta época do ano.

Já é fato que o clima frio e seco favorece o aparecimento da gripe, facilmente transmitida por meio da tosse e do espirro. Com os animais, não poderia ser diferente. A traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida como "tosse dos canis ou gripe canina", afeta diretamente cães de todas as idades e resulta na inflamação do sistema respiratório.

Segundo a veterinária da Pet Society, Fernanda Cioffetti, a transmissão ocorre mais freqüentemente quando há aglomeração de animais, por exemplo, em parques, praças, canis, hotéis para cachorros, abrigos e loja de animais. "O principal sintoma é a tosse seca que freqüentemente piora com os exercícios físicos, agitação ou mesmo pela pressão da coleira. Outros sintomas como secreção nasal, falta de apetite e febre podem ser indícios de quadros mais graves da gripe canina", conta. "Para que os bichinhos não tenham problemas de saúde, o melhor a se fazer é imunizar com a vacinação e atentar para simples cuidados, no dia-a-dia".

Evitar tosar a pelagem dos animais e procurar deixar os pêlos compridos é uma das ações a serem tomadas; os cães de pelagem curta devem usar roupa. Se o problema é a manutenção dos pêlos, a Pet Society disponibiliza um fluído desembaraçador, que diminui a eletricidade estática, permite a abertura dos nós, sem o uso de desemboladores com lâminas, torna a escovação mais rápida e ainda reduz o estresse do animal. Desse jeito, o animal poderá se manter quentinho e mais resistente às variações climáticas.

Outra importante atitude é diminuir a frequência dos banhos e utilizar água morna. Para auxiliar neste aspecto, utilizar o ofurô é uma boa opção, já que produz benefícios tanto de ordem física como mental, melhorando a circulação sanguínea e aumentando a temperatura basal do corpo. Com isso, o metabolismo é acelerado, o que propicia a eliminação de toxinas corporais que podem causar dores e envelhecimento.

No entanto, para evitar irritações e reações adversas, os xampus compatíveis com a pele dos animais e com ativos que proporcionam secagem mais rápida dos pêlos também auxiliam nos cuidados.

Ao término dos banhos, deve-se evitar que o cão pegue friagem. A idéia é enxugá-lo com uma toalha para resguardar a saúde dos bichinhos; manter as patas sempre limpas e secas para evitar pequenos cortes e rachaduras na planta das patas, também é recomendável. Nestes casos, os sapatinhos com gotinhas antiderrapantes são ideais para garantir maior segurança.

"O importante é garantir maior qualidade de vida aos cães e gatos e evitar, no que for possível, que fiquem suscetíveis a doenças e problemas de saúde", alerta a veterinária.

Fonte: Pet Society

Nenhum comentário:

Postar um comentário