segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Atenção aos maus odores

Se seu melhor amigo já não tem um cheiro muito agradável na infância e juventude, quando ele atingir uma idade mais avançada esse problema tende a piorar. "Esse mau cheiro pode se dar por uma série de fatores", explica a doutora Márcia Canavarro.


Segundo a veterinária, os principais fatores que podem provocar o mau cheiro nos cães são alergia, hipertireoidismo, tártaro nos dentes, excesso de produção de secreção da glândula adanal e problemas crônicos como diabetes, dermatites e otite, que tendem a ser mais freqüentes em cães mais idosos. "Em todos esses casos, há soluções paliativas, mas a melhor forma de tratar é prevenir".


Uma das causas mais comuns para o mau cheiro é o hipertireoidismo (disfunção da glândula tireóide), que pode levar à produção excessiva de gordura, provocando, entre outros problemas, seborréia. "Esse problema é comum em cockers", diz a doutora Márcia.


Esta raça também é vítima de outro causador de mau cheiro. "A produção elevada de gordura pode se refletir na produção de cerume, que se não for removida pode provocar uma otite no animal", diz o doutor Luís Renato Flaquer Rocha; "As orelhas caídas abafam o ouvido, estimulando a produção de mais cerume", para evitar isto , basta limpar o ouvido do cão. "A presença de pus, cera escura ou demonstrações de dor por parte do animal indicam que algo vai mal", alerta a médica veterinária.


No tocante aos banhos; no que concerne à idade mais avançada o número de banhos não deve ser reduzido, mas um cão na terceira idade requer cuidados especiais. "O pêlo fica mais quebradiço e cai mais. Durante o banho, há produtos de higiene para ajudar a melhorar a pelagem, como xampus e sabonetes específicos, que também podem ajudar no combate à seborréia", diz o doutor Luis Renato.


A doutora Márcia recomenda também que se esprema o mínimo possível a glândula adanal. "Com a idade, o esfíncter fica mais frouxo, fazendo com que cada vez que seja esvaziada, a glândula produza mais secreções ainda. Essa secreção faz com que o cão exale um odor desagradável. Há casos em que o cão toma banho e três dias depois está cheirando mal".

Ministrar ração especial para cães idosos pode ajudar na manutenção de pêlo e pelagem. Além de suprir satisfatoriamente as necessidades diferenciadas da terceira idade, as receitas fornecem ao cão elementos antioxidantes, que agem contra os radicais livres, dando maior vigor às células.
Outros cuidados especiais dizem respeito à manipulação. "Por causa da maior fragilidade da coluna, cães com idade avançada devem ser manuseados com mais cuidado. Após o banho, é melhor evitar deixá-los molhados por muito tempo e, como a pele fica muito sensível, é bom ficar de olho na temperatura do secador", enumera o doutor Luís Renato.

Além disso, é recomendável suplementação alimentar para animais na terceira idade. "Só que, como qualquer outro produto, esses suplementos devem ser dados sob orientação de um veterinário", alerta a doutora Márcia. Além de controlar a produção de gordura, podem evitar descamação de pele e alterações da flora dermatológica, melhorando a textura da pele. Além disso, podem ser fontes importantes de ácidos graxos, linoleico, zinco e vitaminas A, C, D e E, responsáveis pela beleza da pelagem.

Além da limpeza corporal, a higiene bucal também pode ajudar a garantir uma terceira idade mais saudável. "Com a idade, aumenta o desgaste dos dentes e conseqüentemente, o depósito de tártaro", alerta o doutor Luis Renato. Esse tártaro pode ser responsável por gengivites e até males mais sérios, como problemas cardíacos e renais decorrentes de bactérias do tártaro que podem cair na corrente circulatória. "Para evitar isso, é bom escovar os dentes do cachorro pelo menos três vezes por semana", recomenda a doutora Márcia. Depois, é só ir de seis em seis meses ao dentista para remover o tártaro.

Fonte: Márcia Canavarro – Médica Veterinária
Luís Renato Flaquer Rocha – Médico Veterinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário