quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tabagismo X Animais de Estimação


Pessoas que se recusam a parar de fumar mesmo conscientes dos malefícios do cigarro, podem largar o vício ao descobrir que a fumaça de seus cigarros faz mal a seu animal de estimação, afirma estudo americano recém publicado.

Pesquisadores Americanos entrevistaram 3.293 donos de cães, gatos e pássaros em uma área da cidade de Michigan, através de um questionário na internet sobre comportamento dos fumantes.

Entre os entrevistados, 21% declararam ser fumantes regulares, consumindo em média 13 cigarros por dia, cerca de metade deles dentro de casa.

Outros 27% informaram conviver em casa com pelo menos um fumante.

Aproximadamente um em cada três fumantes – 28,4% - afirmou que, se soubesse que o fumo passivo faz mal a seus animais de estimação, largaria o vício.

O estudo menciona fortes indícios de que o fumo passivo faz tanto mal à saúde dos animais domésticos quanto aos seres humanos; e que poucas pessoas sabem disso.

Este post de hoje meus amigos é para propor uma revisão nos maus hábitos.


Hoje sabemos que o fumo é extremamente maléfico para a nossa saúde bem como para a saúde de crianças e animais de estimação que convivem conosco.


Se você não consegue largar o hábito de fumar pelo menos tenha a consciência de não fumar dentro de casa; vá para o jardim, para a varanda ou mesmo saia na rua para dar um passeio.


Mas por amor às nossas crianças e aos animais que tão grandes companheiros são nossos não os submeta a esta fumaça tóxica.

O estudo publicado no jornal Tobacco control foi realizado por Sharon Milberger do Henry Ford Health System of Detroit, Michigan – USA.

Fonte : Agence France-Presse (AFP)

2 comentários:

  1. Lúcia, sei não viu? Eu já vi uma pessoa não parar de fumar mesmo depois do marido ser diagnosticado com câncer no pulmão. Dizem que o vício do tabaco é o pior dos vícios e o mais difícil de largar. Agora está em estudo uma vacina, está sabendo?
    Amore, eu não uso msn #comofaz? Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  2. Luma, eu fumei desde minha adolescencia por quase dez anos. Fumava muito, e larguei o vício de uma vez só sem reaídas. Por isso acho que basta força de vontade, não há vício que esteja acima de nossas forças. Pena você não usar msn continuamos assim conversando por mail e blog então. Um beijo pra você minha amiga.

    ResponderExcluir