quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Seu Cão Não está Querendo Comer Direito?

Quantas vezes seu cão resolveu que não ia comer naquele dia? Esta recusa dele te deixou apreensiva naquele momento não foi?

Quando isto acontece a primeira coisa em que pensamos é mudar de ração, o que na maioria das vezes só prejudica o cão e o dono.

Por vezes, os animais são mesmo difíceis para comer, tal como as crianças, mas há alguns truques para vencer a teimosia deles:

Competição
Quem tem mais de um cão em casa e quer estimular o apetite deles pode colocar os comedouros com ração próximos um do outro. Como animal competitivo que o cão é, quando percebe que há outros cães interessados na comida dele, passa a ingeri-la para evitar que a roubem. Esse comportamento é instintivo, herdado dos ancestrais que, se não comessem ou comessem devagar, ficariam em desvantagem.

Abrir o apetite
Um pequeno mal-estar, causado talvez por uma leve gastrite, pode deixar o cão indisposto para começar a comer. Ele olha para a refeição sem ânimo ou até com sinais de enjoo (virar a cabeça, contrair o abdomen). O truque é dar-lhe alguns grãos de ração longe do comedouro, até memso em outro cômodo da casa para ver se ele melhora e se interessa pela ração ou verificar se ele está mesmo mal disposto. Se estiver mal disposto, não insista, deixe-o com água disponível e espere pela próxima refeição.

Quando o cão é treinado, há ainda a possibilidade de praticar alguns comandos com ele e recompensa-lo com a ração por cada comando executado, para abrir o apetite. Eles adoram trabalhar para ganhar comida!

Reduzir a quantidade
Antigamente era comum alimentar os cães adultos apenas uma vez por dia. Hoje sabe-se que o ideal é eles comerem pelo menos duas vezes por dia, para evitar alguns problemas de saúde como gastrite e complicações, como a torção gástrica.
Há cães que sentem mais apetite a certa hora do dia ou não querem comer em determinada altura do ano como o verão. Quando o cão não come uma das refeições, os donos ficam aflitos e acabam por compensar o cão colocando mais ração na refeição seguinte. O problema é que o excesso de alimento numa refeição reduz o apetite na próxima. Por isso, recomenda-se fazer o oposto nesse caso: diminuir um pouco a quantidade de comida oferecida de cada vez, para o cão comer sempre com apetite.

O ato de comer
Muitas pessoas não sabem, mas treinam seus cães para recusar alimento sem se aperceberem. Esse comportamento é reforçado quando o cão percebe que, se não comer, o dono fica a conversar com ele e até lhe dá comida à boca. Se for um cão carente, este comportamento será ainda mais influenciado. O grande problema com esta situação é que, na ausência do dono, o cão fica sem se alimentar e pode até passar fome. E, se sofrer de ansiedade por separação, as consequências tenderão a ser mais evidentes. Por isso, nunca dê comida à mão!

Há um conjunto de iniciativas que devem ser adoptadas exactamente por esta ordem:

1. Diminuir um pouco a quantidade diária da ração para aumentar o apetite. Nunca oferecer comida caseira para eles.

2. Não dar biscoitos nem outro tipo de alimentos que ele possa ver como substitutos. Nessas alturas acabaram-se os extras.

3. Evitar falar com o cão se ele não comer e deixar a comida à disposição apenas 20 minutos.
Se ele não comer, retirar o pote de comida. Já no outro dia ele percebeu que, se não comer em ‘x’ tempo, vai ficar de barriga vazia até à próxima refeição.

4. Por a ração no comedouro e deixá-la num ponto alto - em cima de uma mesa ou bancada - por forma a ele sentir o cheiro mas não conseguir alcançar e deixar "por esquecimento" o comedouro lá. Ao fim de 5 minutos, colocar no chão para ele comer.

5. Colocar ração dentro de bolas ou brinquedos com orifícios em que, só com manuseio, vão largando grãos de ração.

6.Prestar muita atenção para não descartar más disposições ou problemas gástricos. O cão faz de tudo para poder comer, por isso, pode ter mesmo algum problema que tenha que ser analisado pelo veterinário.

Bibliografia:
«Vet Early Diet Dog Neutered» (2007)
«Canine Nutrition », Lowell Ackerman
«The Complete Dog Care Manual», Bruce Fogle
«Selecting Nutritious Pet Foods »

Um comentário:

  1. amigo por favor me ajude!!!tenho uma puld...ela é deficiente e ainda por cima evita comer qualquer tipo de alimento que eu a ofereça,ja levei ela em varios veterinarios mas os medicamentos naõ daõ resultados.
    o que fazer!!!

    ResponderExcluir