segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Gatos - Evolução

Gatos(1)
(Imagem da Internet)
Gatos são animais misteriosos e fascinantes; domesticados há milhares de anos vivem hoje junto ao homem em seus lares como animal de estimação e companhia mas ao longo da História já foram adorados e muitas vezes temidos; chegaram a ser estimados como talismãs e massacrados como agentes do mal.

Os primeiros gatos domesticados foram usados para o controle de pragas no Antigo Egito, por volta de 3.000 a.C., tornando-se assim os seus salvadores e conseqüentemente adorados como deuses.
Os Egípcios ficavam fascinados com a sua agilidade, força e esperteza e passaram a considerá-los sagrados; quando o gato morria, seus donos punham luto, embalssamavam-no, punham-no num esquife de madeira e o levavam para o grande Templo de Bast, o deus-gato, Bubastis.


Na Idade Média porém, o gato passou de deus a vilão. Devido à ligação dos gatos com os cultos pagãos, a Igreja desencadeou uma campanha contra eles. Associou-se a figura do mal à figura do gato. Os supersticiosos acreditavam que as bruxas podiam transformar-se em gatos. O perfil do gato era idêntico ao das bruxas que foram queimadas vivas.


O gato com a sua independência, representava aquelas mulheres que não eram domesticadas, isto é, não eram submissas ao homem. Criou-se uma certa imagem de superioridade em relação aos gatos e as bruxas. Os inquisitores diziam que as bruxas seduziam e enfeitiçavam os homem e os gatos com olhares profundos e penetrantes também os seduzia.


Essa crença teve conseqüências infelizes: os gatos eram queimados vivos junto com as bruxas. Por volta do ano de 1.400 D.C. os gatos estavam já em extinção e não havia quantidade suficiente para destruir os ratos que traziam as infecções. E foi assim que por falta de gatos, morreram de "peste" 2/3 da população Européia.


Só depois da Revolução Francesa é que terminam as superstições e crueldade com os gatos. Já na metade do século XIX, em conseqüência das pesquisas de Luís Pasteur, as pessoas tomaram conhecimento da natureza das doenças e da forma de transmissão (bactérias, vírus) e não bruxas ou gatos.


Somente a partir desta época que os gatos novamente tomam o seu verdadeiro lugar: junto ao homem. As crenças de que gato preto dá azar, que gato é traiçoeiro, egoísta, insensível, são rótulos que fazem parte de um passado de idéias retrógradas, baseadas unicamente em superstições e não em Ciência.

Atualmente vivemos a Era do gato. As pessoas querem um animal de estimação que não ocupe muito espaço e nem dispense muito tempo em tratamento.


Os gatos são criaturas especiais que atendem às necessidades das mudanças ocorridas na vida urbana. São amigos, mas vivem muito bem sozinhos em apartamentos, sem precisar de horas de passeio com seu dono; ao contrário, contentam-se em compartilhar de um programa de TV com as pessoas, deitado no braço do sofá ou estirado no tapete; não precisa de carinhos freqüentes, se assim quiser, um afago na cabeça já é suficiente para lhe dizer que faz parte da família e que é muito amado.


A linguagem do gato com seu dono é quase telepática. Uma troca de olhares é suficiente para entenderem-se mutuamente. Portanto, a preferência pelos gatos como animais de companhia decorre da facilidade de sua manutenção e da sua adaptação a espaços pequenos e fechados.


Nos Estados Unidos e na Europa, os felinos já estão muito à frente dos cães em número de animais de estimação; os criadores procuram desenvolver, através da seleção genética, não só novas raças, como padrões de cores e pelagens, além de melhores temperamentos.

O Brasil caminha na mesma direção; existem hoje diversos clubes para registros de pedigrees de gatos, além do aumento de pacientes felinos nos consultórios veterinários. Isto, sem contar a variedade de rações específicas e vitaminas vendidas em Pet Shops exclusivas para gatos.
Atualmente há grande preferência por gatos na hora de escolher um animal de estimação.

Evoluimos como Seres Humanos e como Espécie; portanto, façamos o possível para a conscientização de todos para que os erros do passado não se repitam e que possamos dar a nossos irmãos animaizinhos todo o respeito que merecem. Acima de tudo; devemos aprender a dar a eles os cuidados necessários quanto à sua saúde, estética, alimentação e principalmente respeito à sua personalidade, sempre com muito amor e carinho pois é o que eles nos dedicam Amor e Carinho enquanto animais de estimação.


Fonte:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_evolucao_dos_gatos.html
http://www.editora.ufla.br/BolExtensao/pdfBE/bol_43.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_gato-dom%C3%A9stico

Nenhum comentário:

Postar um comentário