quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cães recolhidos pela carrocinha viram sabão?

Veterinária confirma que os cães não precisam mais ter medo, novas “carrocinhas” tentam dar uma vida melhor aos animais de rua.


Uma das mais populares lendas urbanas ensina que a carrocinha, o veículo que recolhe os animais de rua, leva os cães e gatos para fábricas de sabão. A lenda teria surgido porque a gordura animal costuma servir de matéria-prima na fabricação de sabão em pedra. Mas quem trabalha de fato com esses animais é direto: a lenda é uma mentira.


É o caso da veterinária Elisabete Aparecida da Silva, do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Segundo ela, a informação é apenas um mito e “não tem nem idéia de como inventaram essa lenda”.

Elisabete explica que uma parte dos cães e gatos é encaminhada para a adoção, mas aqueles que possuem doenças, comportamento agressivo ou que não têm perfil para receberem uma família, são sacrificados. “Aplicamos uma anestesia profunda que provoca a perda total da sensibilidade e, em seguida, a morte sem sensação de dor”, explicou. Após o sacrifício, os animais são cremados.

A veterinária afirmou que o papel dos atuais veículos para remoção de animais de rua é muito diferente das temidas “carrocinhas”. Ela destaca o trabalho de saúde pública e de solidariedade por tentar dar uma nova vida aos bichos. “Nós nos deparamos com diversas situações como o recolhimento de animais doentes, atropelados, perdidos de seus proprietários e, até mesmo, que atacaram pessoas”, disse.

Em razão dessas variadas condições, existem alguns diferentes tipos de canis, como o canil de adoção, onde os animais são castrados, vacinados e vivem no local até serem adotados. Há também o canil individual, para os animais sem identificação que se perderam de seus donos.

Para evitar possíveis perdas, a veterinária sugere que os donos identifiquem seus animais com a plaquinha anexa à coleira que contenha informações como nome do animal e telefone do dono.

Manter o animal identificado facilita o contato com o proprietário em caso de perda.


FONTE: atribunanews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário